1. Separe as roupas conforme as cores
Um dos problemas mais comuns de quem lava roupa são as manchas. Por isso, é importante separar as peças por cor. Você não precisa fazer lavagens diferentes para cada uma delas. Porém, dentro do possível, tente fazer grupos com peças parecidas.
- tecidos escuros, de cor predominantemente preta, azul-marinho ou marrom;
- peças coloridas de tons mais fortes, como vermelho ou laranja;
- roupas brancas e de cores bem claras, como bege ou marfim;
- peças que soltam fiapos, como toalhas e cobertas;
- peças que recebem fiapos, como meias e casacos, por exemplo.
Fazendo essa seleção, você diminui o risco de danificar as roupas mais claras, pois muitas daquelas que têm cores fortes soltam tinta. Sendo assim, é importante que você perceba quando uma peça deixa muita cor na água. Nesse caso, o melhor é lavá-la à parte — especialmente enquanto é mais nova.
Outra dica importante é fazer um teste antes. Você comprou uma roupa recentemente e acha que ela pode soltar pigmento e manchar as demais? Experimente deixá-la imersa em um balde com água durante cinco a dez minutos para tirar a prova. Outra forma é umedecer apenas uma pequena área e passar o ferro. Se essa área ficar manchada, a probabilidade de desbotar é grande.
2. Verifique todas as etiquetas
Algumas pessoas têm o costume de cortar as etiquetas das roupas novas antes de lavar. No entanto, o indicado é não fazer isso. Apesar de algumas incomodarem, elas são importantes por fornecer informações sobre as peças.
Por isso, seja com uma roupa nova ou mais antiga, outra dica de como lavar roupa na máquina é começar verificando as etiquetas. Saiba o que cada símbolo significa e analise a peça antes de colocar na máquina. Assim, você saberá se ela corre risco de manchar ou até se é melhor lavá-la separado.
3. Proteja as peças mais finas e delicadas
É bem fácil danificar a alça de um sutiã ou de uma camiseta durante a lavagem, principalmente se ela prender nas pás. Roupas com tecido fino ou enfeites também precisam de atenção.
Para protegê-las, use saquinhos finos feitos especialmente para peças delicadas. Eles permitem a passagem de água e de todos os produtos de limpeza, ao mesmo tempo em que preservam a roupa do atrito próprio da lavagem.
Além disso, você pode virar as peças do avesso para garantir que os enfeites não vão sair. Feche também zíperes e botões para que eles não soltem e garanta que não haja nada nos bolsos, especialmente chaves ou moedas.
FONTE: Acesso online <https://uaulimpeza.com.br/blog/passo-passo-lave-roupa-na-maquina-da-maneira-correta/> em 19/07/22.